Português na 1.ª pessoa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa
O plural de arco-íris
O plural das palavras compostas

Apontamento da consultora Inês Gama sobre o plural de arco-írisIncluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 18 de maio de 2025.

O orgulho de falar uma língua só
As vantagens de aprender uma segunda língua nas escolas

«No mundo contamos mais de 7000 línguas e dialectos e a 10000 palavras por língua cerca de 70 milhões de palavras por aprender, 70 milhões de maneiras de ver o mundo, 70 milhões de experiências e origens e outras tantas histórias e eu não peço senão a aprendizagem de uma segunda língua só» – declara o professor João André Costa, diretor de uma escola em Londres, acerca das vantagens de falar, pelo menos, uma segunda língua. Apontamento publicado em 11 de maio de 2025 no mural que o autor mantém no Facebook.

«O português é uma língua da alma»
O renascimento e a afirmação da língua portuguesa em Timor-Leste.
Por SIC Notícias

«Ninguém em Timor se vai preocupar com a língua inglesa como se fosse a língua da alma. Esse lugar será sempre do português.»

Declaração de Benjamim Corte-Real, antigo reitor da Universidade Nacional de Timor-Leste, referindo-se à função identitária do português no seu país. Texto e vídeo da SIC Notícias, com a data de 11 de maio de 2025.

 

 

Falar português passa a ser diferencia <br> no mercado de trabalho
Empresas procuram profissionais que dominam a língua

«Como o português é uma das línguas mais faladas do planeta, é natural que empresas estejam dando preferência, em algumas áreas, para aqueles que dominam o idioma», lê-se neste trabalho do jornalista Vicente Nunes incluído em 6 de maio de 2025 no Público Brasil, a respeito da importância do português no recrutamento de profissionais por empresas com origem no Brasil. Texto aqui transcrito com a devida vénia.

Pequenas curiosidades sobre a expressão «sumo pontífice»
A propósito da eleição do novo papa, Leão XIV

A propósito da eleição do novo papa, Leão XIV, a consultora Inês Gama dedica um apontamento sobre a expressão «sumo pontífice» e outras palavras relacionadas.

O que é a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa?
Um antigo presidente do Brasil explica como surgiu a CPLP

«Nestes últimos quinhentos anos, o português transformou-se de um idioma oceânico em um idioma continental» – sublinha José Sarney, que foi presidente da República Federativa do Brasil entre 1985 e 1990, a respeito da criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa de 2025.

Artigo incluído em 9 de maio de 2025 no Diário do Poder.

A partícula apassivante <i>se</i>
Função sintática de se

Na frase «Ouviram-se os jovens», a palavra se desempenha que função sintática? A professora Carla Marques aborda a questão na rubrica divulgada no programa Páginas de Português, na Antena 2  (dia 4 de maio de 2025).

«É preciso entender que a língua vai mudar em Portugal»
A propósito do Dia Mundial da Língua Portuguesa

«Queremos acolher as expressões que vêm do Brasil – muitas vezes por meio da Internet, entre jovens ainda em processo educacional – mas também mostrar o valor do português europeu» – declara o professor português José Manuel Diogo à jornalista Amanda Lima, em entrevista incluída no DN Brasil, em 5 de maio de 2025. Texto aqui transcrito com a devida vénia.

 

 

 

 

A atividade de escrita nas escolas e os desafios da IA
Aprender a ir além do ChatGPT que escreve um texto

«Os professores e professoras têm noção clara de que os alunos recorrem a chatbots como o ChatGPT para realizar atividades de escrita. Sabem também que a IA está a evoluir a uma rapidez incrível, pelo que é cada vez mais difícil comprovar que um texto foi escrito com a ajuda desta ferramenta ou mesmo integralmente feito por ela. Este facto tem claras implicações no desenvolvimento (ou na estagnação) das competências que se crê serem fundamentais para os alunos, pelo que não é viável continuar a planificar atividades letivas como se a IA não existisse.»

Reflexão da professora e linguista Carla Marques, que é também consultora permanente do Ciberdúvidas, sobre como integrar no ensino básico e secundário do impacto a Inteligência Artificial está a ter nas tarefas escolares. Texto publicado como editorial do n.º 22 (2025) do Boletim dos Sócios  da Associação de Professores de Português e aqui divulgado com a devida vénia.

O que podem as palavras?
Evocar as Novas Cartas Portuguesas
Por Dora Gago

«Hoje, acender o poder das palavras veiculadoras de valores de liberdade, de igualdade, de paz, revela-se cada vez mais necessário, perante tantos retrocessos a que se assiste, um pouco por todo o mundo, perante a aceitação passiva das maiores barbaridades» – defende a escritora e professora Dora Nunes Gago neste apontamento incluído no Jornal de Letras, n.º 1424, de 30 de abril de 2025 e aqui partilhado com a devida vénia.